O que é Glúten? – Dia 04

Eita! Depois de três dias na dieta, esqueci de escrever sobre uma coisa importantíssima! O que exatamente é glúten? De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra Glúten tem origem no Latim, é um substantivo masculino e também pode-se usar a palavra Glute como variante (Obrigada Pai dos burros, essa última eu não sabia!). Segue a definição:michaelisgluten  Nesta coluna da Scientific American, publicada em Outubro de 2013,  encontrei uma explicação mais detalhada sobre o tema. Leia o artigo inteiro aqui!

A palavra glute, que já vimos ser proveniente do Latim, significa “cola” enquanto sua raiz Glu significa “pegajoso”, o que faz todo o sentido quando entendemos que é o glúten que dá a liga e ajuda a fazer crescer nossas queridas massas e bolos. Sabe aquele pãozinho fresquinho que você acabou de comprar? Então, dá próxima vez repare o que acontece quando você parte um pãozinho com a mão, sabe aquele aspecto “puxento” da massa, é o tal funcionando!0359959723

O glúten é um complexo formado por duas proteínas chamadas de Glutenina e Gliadina. Ambas podem ser responsáveis por diversas reações em humanos, a mais famosa delas é a doença celíaca. A doença tem um componente genético agradeçam mamães e papais e está relacionada à sensibilidade do glúten ao nosso corpinho. O qual aciona o sistema imunológico que gera uma resposta em forma de inflamação no intestino delgado, podendo causar diversos problemas à saúde. Mas, vamos parar por aqui porque este é um assunto que merece um post exclusivo em breve! Aguardem!


Dia 04

O café da manhã teve queijo coalho e iogurte com granola! Nada demais! queijocoalho

Já pro almoço fui à um restaurante vegetariano com preço fixo que foi ótimo para refutar a minha hipótese de que eu estava com um “buraco no estômago” por causa desta dieta. Eu realmente estava comendo pouco e corrigi isto imediatamente! hahahaha! Veja só! saladalentilha

Pra começar uma saladinha de folhas com cenoura, pimentão, beterraba e lentilha! Opa, e o suco de cupuaçu. Hummm!

Daí já passamos pro PF maravilhoso que foi : arroz, feijão, grão de bico e proteína de soja!feijãoarroz

Não tirei foto mas é óbvio que ainda dei uma repetida tímida em um terceiro prato. Mas deixa isso pra lá, ninguém precisa saber.

E pro jantar não tem foto porque descontroladamente comi um monte de pão de queijo e não tive fome pra uma refeição digamos mais equilibrada (hahahaha). Ai dane-se! Vamos deixar o controle pro dia 05!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s