Receita de pizza caseira sem glúten !

Como prometido, não vamos perder tempo e vamos começar direto com a receita! Você lembra que eu estava obcecada em comer pizza nos dias 08 e 09? Então… não passou! Pizza é uma das minha paixões culinárias (de quem não é?), e aí ficou difícil, até descobrir essa maravilha!

Nos rolês virtuais acabei encontrando essa receita em um site para intolerantes à lactose e decidi tentar! Vou mostrar tudo que dá errado nas receitas que ninguém conta! Eis a minha experiência:

Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de arroz (OK! Tenho em casa! Comprei numa loja de produtos naturais)

1/2 xícara de fécula de batata ou amido de milho (Eu fiz com a fécula porque queria saber qual é a desse troço que nunca usei)

1/2 copo de goma hidratada de tapioca (Opa! Esta sobrando por aqui hehehe! – se você não entendeu volte para o dia 10)

1 colher de chá de goma xantana (WHAT?? Ai, Dane-se. Vou fazer sem.)

1 colher de chá de sal (Check!)

1/2 colher de sopa de fermento biológico seco (Moleza!)

1 colher de chá de açúcar demerara (O omi é saudável, então eu tenho em casa. Você que não é, vai achar fácil no mercado!)

1/2 copo de água morna (Feito!)

1 colher de sopa de azeite de oliva (ok!)

1 ovo (Vai ser Caipira!)

Modo de fazer:

1) Pré-fermentação: Dissolva o fermento, o açúcar e o azeite na água morna. Espere o fermento reagir (cerca de 15 minutos). Aqui já tive um probleminha, o fermento cresceu e começou a transbordar do copo, passei para um copo maior mas fiquei com medo de estragar a reação do fermento e coloquei mais um pouco.

2) Misture a farinha de arroz, a fécula de batata, goma de tapioca, sal e a goma xantana. Faça um buraco no meio e adicione o fermento e o ovo levemente batido. Misture até obter uma massa lisa. A massa fica bem grudenta, não tem como manipular com a mão. Ai Santo, qual é a medida de xícara? E a de copo? Isso parece óbvio mas não é! Receitas caseiras tem medidas de xícara variadas, lembre-se que cada ser usa a xícara que tem em casa! Não encontrei nenhuma fonte confiável de padrão de medidas, e percebi que elas variam muito inclusive de país para país. Porque não colocar o recipiente em ml? Facilitaria a vida! Superei e peguei uma xícara grande em casa e fiz assim mesmo. De fato, a massa realmente fica grudenta!

3)Deixe a massa descansando em ambiente quente até dobrar de volume. Ambiente quente? O que isso quer dizer? Cansei. Vou interpretar tudo do meu jeito. Liguei o forno por 5 min, desliguei e deixei a massa lá dentro. 40 minutos depois e nada, a massa não saiu do lugar. Neste ponto eu tive certeza que a receita não ia dar certo. Já que estava cagado mesmo, eu decidi colocar mais farinha porque estava muito mole e deixei mais uns 15 minutos. Quando voltei, adivinha? A massa tinha crescido!!!! UHUUUU! 

4)Abra a massa em formato de pizza em forma antiaderente. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10 a 15 minutos. Tire do forno, coloque o recheio de sua preferência e leve novamente para assar por mais uns 15 minutos a 200 graus C. Forma antiaderente, essa é uma dica muito importante! Depois vou te mostrar o porque! Coloquei molho, recheio e assei. Olha como ficou:

11janta01

LINDA!! Gente que belezura! Fiz um molho temperadinho com tomate pelado (sabe aqueles de lata?). Em metade dela, coloquei mussarela, peito de peru, abobrinha e parmesão; e na outra cobri com mussarela, presunto de parma, tomate e azeitona. Por cima salpiquei orégano e umas folhinhas de manjericão!

A parte mais importante vem agora! A prova dos 9! E… ficou divina e maravilhosa! A massa é realmente boa!

11janta02O único problema que tive foi com a assadeira. A minha é furadinha, então tive que cobrir com papel alumínio e daí a massa grudou! Deu um trabalhinho para tirar o papel mas no fim deu certo! Por isso use forma antiaderente ou unte a sua!

Foi bem surpreendente o resultado! Apesar das tragédias, a receita é bem fácil! Com certeza vou repetir a dose depois de terminar a dieta e arrumar as medidas do meu jeito! Pode deixar que eu conto aqui, no 21 dias de…!

Ficou longo! Dia 12, vem aí!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s