Receita de pizza caseira sem glúten !

Como prometido, não vamos perder tempo e vamos começar direto com a receita! Você lembra que eu estava obcecada em comer pizza nos dias 08 e 09? Então… não passou! Pizza é uma das minha paixões culinárias (de quem não é?), e aí ficou difícil, até descobrir essa maravilha!

Nos rolês virtuais acabei encontrando essa receita em um site para intolerantes à lactose e decidi tentar! Vou mostrar tudo que dá errado nas receitas que ninguém conta! Eis a minha experiência:

Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de arroz (OK! Tenho em casa! Comprei numa loja de produtos naturais)

1/2 xícara de fécula de batata ou amido de milho (Eu fiz com a fécula porque queria saber qual é a desse troço que nunca usei)

1/2 copo de goma hidratada de tapioca (Opa! Esta sobrando por aqui hehehe! – se você não entendeu volte para o dia 10)

1 colher de chá de goma xantana (WHAT?? Ai, Dane-se. Vou fazer sem.)

1 colher de chá de sal (Check!)

1/2 colher de sopa de fermento biológico seco (Moleza!)

1 colher de chá de açúcar demerara (O omi é saudável, então eu tenho em casa. Você que não é, vai achar fácil no mercado!)

1/2 copo de água morna (Feito!)

1 colher de sopa de azeite de oliva (ok!)

1 ovo (Vai ser Caipira!)

Modo de fazer:

1) Pré-fermentação: Dissolva o fermento, o açúcar e o azeite na água morna. Espere o fermento reagir (cerca de 15 minutos). Aqui já tive um probleminha, o fermento cresceu e começou a transbordar do copo, passei para um copo maior mas fiquei com medo de estragar a reação do fermento e coloquei mais um pouco.

2) Misture a farinha de arroz, a fécula de batata, goma de tapioca, sal e a goma xantana. Faça um buraco no meio e adicione o fermento e o ovo levemente batido. Misture até obter uma massa lisa. A massa fica bem grudenta, não tem como manipular com a mão. Ai Santo, qual é a medida de xícara? E a de copo? Isso parece óbvio mas não é! Receitas caseiras tem medidas de xícara variadas, lembre-se que cada ser usa a xícara que tem em casa! Não encontrei nenhuma fonte confiável de padrão de medidas, e percebi que elas variam muito inclusive de país para país. Porque não colocar o recipiente em ml? Facilitaria a vida! Superei e peguei uma xícara grande em casa e fiz assim mesmo. De fato, a massa realmente fica grudenta!

3)Deixe a massa descansando em ambiente quente até dobrar de volume. Ambiente quente? O que isso quer dizer? Cansei. Vou interpretar tudo do meu jeito. Liguei o forno por 5 min, desliguei e deixei a massa lá dentro. 40 minutos depois e nada, a massa não saiu do lugar. Neste ponto eu tive certeza que a receita não ia dar certo. Já que estava cagado mesmo, eu decidi colocar mais farinha porque estava muito mole e deixei mais uns 15 minutos. Quando voltei, adivinha? A massa tinha crescido!!!! UHUUUU! 

4)Abra a massa em formato de pizza em forma antiaderente. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10 a 15 minutos. Tire do forno, coloque o recheio de sua preferência e leve novamente para assar por mais uns 15 minutos a 200 graus C. Forma antiaderente, essa é uma dica muito importante! Depois vou te mostrar o porque! Coloquei molho, recheio e assei. Olha como ficou:

11janta01

LINDA!! Gente que belezura! Fiz um molho temperadinho com tomate pelado (sabe aqueles de lata?). Em metade dela, coloquei mussarela, peito de peru, abobrinha e parmesão; e na outra cobri com mussarela, presunto de parma, tomate e azeitona. Por cima salpiquei orégano e umas folhinhas de manjericão!

A parte mais importante vem agora! A prova dos 9! E… ficou divina e maravilhosa! A massa é realmente boa!

11janta02O único problema que tive foi com a assadeira. A minha é furadinha, então tive que cobrir com papel alumínio e daí a massa grudou! Deu um trabalhinho para tirar o papel mas no fim deu certo! Por isso use forma antiaderente ou unte a sua!

Foi bem surpreendente o resultado! Apesar das tragédias, a receita é bem fácil! Com certeza vou repetir a dose depois de terminar a dieta e arrumar as medidas do meu jeito! Pode deixar que eu conto aqui, no 21 dias de…!

Ficou longo! Dia 12, vem aí!

Deixe um comentário

