Dieta sem glúten pode ser prejudicial para não-celíacos! – Dia 13

Vocês se lembram que no dia 07, tivemos um vídeo que enfatizava os males que o glúten pode nos causar? Pois então! Hoje nós vamos ver o outro lado da história! (POLÊMICA À VISTA!)

É razoavelmente aceito na comunidade científica que uma parcela da população tem realmente algum tipo de reação ao glúten. Mas e para quem nunca apresentou sintomas? Uma dieta sem glúten pode fazer mal?

Para tirar esta dúvida, vou dividir com vocês esta matéria da Scientific American. A publicação de março de 2013, comenta que uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos, afirma que mais de 30% dos adultos americanos pretendem diminuir ou cortar o glúten de suas dietas. O que torna este dado interessante é que em torno de 1% da população de fato tem a doença celíaca (WebMD). Então porque tanta gente se interessa por essa dieta?

No meu ponto de vista, é evidente que estamos vivendo em uma era “pró-saúde” e a dieta acaba entrando “na moda”! Mas, uma dieta sem glúten é de fato saudável?

Segundo o artigo, nutricionistas afirmam que se a mesma não for feita corretamente ela pode não ser tão saudável assim! Katherine Tallmadge, autora do livro Diet Simple (LifeLine Press, 2011), explica que ao entrar em uma dieta sem glúten é muito provável substituir grãos integrais (como o trigo) por alimentos refinados que são mais pobres em nutrientes. Ela cita também que estudos evidenciam que este tipo de dieta pode ser deficiente em fibras, ferro, folato, niacina, tiamina, cálcio, vitamina B12 , fósforo e zinco.

A dieta sem glúten muitas vezes faz as pessoas perderem peso (Não no meu caso!) mas este fato não está necessariamente atribuído ao corte do glúten. Heather Mangieri, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, defende: “Qualquer um de nós que elimina ou remove biscoitos e doces de nossas dietas , e substitui-los com frutas e legumes vai se sentir melhor”. Ou seja, ao eliminar o trigo é importante substituí-lo por outros grãos como quinoa e trigo sarraceno além de complementar a dieta com frutas, legumes, carnes magras e alimentos com baixo teor de gordura (Tudo o que a gente já sabe mas finge que não sabe!).

O artigo termina afirmando: “Se você não tem a doença celíaca, uma alergia de trigo ou uma sensibilidade ao glúten, é improvável que você se beneficiará de uma dieta livre de glúten”.

Portanto, celíacos ou não, ATENÇÃO ao que vocês andam comendo, meus lindos!


Dia 13

Para muitas pessoas 13 é um número de azar, mas minha mãe sempre me ensinou que números de azar para uns nada mais são do que números de sorte para outros. E é por causa dela que eu adoro esse número! Não que eu acredite muito nessas superstições, mas sei lá, ele me faz lembrar de que tudo depende de como a gente encara as situações.

13caféE é por isso que hoje eu nem vou reclamar de comer tapioca de novo! E ainda mais porque ela veio acompanhada de suco de açaí! Olha só que combinação do norte mais gostosa! Quando eu era criança não era muito fácil achar essas delícias por aqui, então né gente? BENÇA que temos elas bem disponíveis hoje em dia!

13almoçoE olha só que loucura: no almoço também fiz uma comidinha regional! Carne com pequi direto “do Goiás”! Eita maravilha! Para quem não conhece, o piqui é a polpa de uma “fruta” que tem um sabor incomparável (é aquele amarelinho no meio da carne moída!). Se você nunca provou, experimente porque é muito difícil explicar a maravilha que é essa especialidade goiana. Ah… e além de tudo ele não tem glúten e nem lactose hehehe!

13jantaJá na janta, a gente vai um pouquinho mais longe! Comida japonesa de novo! hehehe! Eu só tirei essa foto porque a fome foi muita e não consegui esperar! Mas olha, como eu estou de bom humor eu vou passar para vocês o link do endereço do Ten Sushi. Só porque eu sou suuuuuperr bonita, suuuuper forte, sou tãaaaooo legal e sou ó, Jóia!

E você amiguinho? Qual sua comida regional/internacional favorita? Não me diga que é italiana (=glúten) que eu te mato!!!

Dia 14 a gente completa 2 semanas de dieta! Iuhuhu! Aguardem!

Deixe um comentário

