Receitas, Dicas e Dúvidas + Lasanha caseira! Tudo sem Glúten! – Dia 19

Dia 19

acelbraOlá minha gente hoje vamos falar de coisa séria! Você já ouviu falar na Acelbra? Não? pois hoje você vai ouvir ler! Em 1982, um grupo de pais de Celíacos, se reuniram para trocar informações sobre a Doença Celíaca e três anos depois criaram o Clube do Celíaco. Hoje, com o nome Associação dos Celíacos do Brasil (ahamm agora você sabe o que é Acelbra), a organização conta com unidades em 9 estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Tá Mayara, mas e daí? O que essa associação faz? A associação tem como objetivo esclarecer, divulgar e trocar informações sobre a doença bem como cadastrar e unir os interessados para que juntos possam lutar por condições mais seguras junto ao governo, restaurantes e à indústria alimentícia.

Se cadastrem! É importante! A associação usa as suas informações para formar um banco de dados mais confiável, ou seja, com as informações é possível mostrar a real quantidade de pessoas que são portadoras da doença e com isso reafirmar a importância desta população junto aos órgãos competentes!

banner fenacelbraAgora que você já sabe o que é Acelbra, que tal falar de outro organização? Sim! Conheça também a Fenacelbra! Ahammm você espertinho já sacou! Ela é a Federação Nacional das… Acelbras! É ela quem organiza e une as instituições menores! Além das atividades similares às Acelbras, porém em âmbito nacional, a Federação tem um site bem legal cheio de informações excelentes, olha só:

Dúvidas Frequentes! Bem completa e informativa! Se eu tivesse lido antes teria sido muuuuito mais fácil!

Lista de alimentos Permitidos e Proibidos! Ótima! Contém uma coluna com alimentos permitidos mas com moderação por não serem tão saudáveis!

Livros gratuitos! Tem algo melhor? Livros inteiros em pdf para você baixar e ler em casa!

Gostou? Quer mais informações? Clique para visitar os sites!

ACELBRA / FENACELBRA


Dia 19

19caféEu não falei que o omelete de ontem estava incrível? Pois então, resolvi fazer de novo porque um só não foi suficiente para matar a vontade! E ficou bem parecido né? mas desta vez eu fiz mais fininho e mais recheado (recheio simmm!) rsrsrs! Quase não fechou! hehehe !

Pra acompanhar um chá preto, iogurte com granola e só!

19almoçoAlmoço, olha só que bacana! Delivery de novo! Fui de Lucky que é comida chinesa! Pedi o Bifum (sabe aquele macarrãozinho fininho de arroz? não tem glúten!) com legumes e frutos do mar! Mas atenção, cuidado ao pedir este prato porque tem bastante chance de ter contaminação cruzada! De qualquer forma este é um ótimo prato para fazer em casa! Veja a dica aqui!

E a noite? Vamos cozinhar né gente? Porque é delícia e barato! Eu costumo falar que começa a ficar difícil comer fora quando você aprende a cozinhar! Sabe porque? Se você aprendeu direitinho, seu nível culinário fica mais alto do que o nível das refeições que você pode pagar! Daí ferra tudo, porque você começa a pensar assim: Puts esse prato eu fazia eu melhor em casa com um terço do preço! Não tá fácil!

19janta01Voltando à janta… eu fiz Lasanha! SIMMM! Lasanha! Sem massa é claro! Eu adoro fazer deste tipo porque fica um pouco mais leve e saudável! O que eu coloquei? Legumes! Alternei camadas de abobrinha fatiada bem fininha, com berinjela (sempre dou uma grelhadinha antes) e fatias de palmito fresco (achei barato no mercado, mas na boa? é completamente dispensável) com queijo mussarela e molho de tomate fresco e leite (minha mãe sempre coloca um pouquinho e eu incorporei!).19janta02 Você sempre começa com o molho (e um pouquinho do leite) e vai fazendo as camadas que descrevi acima! Por fim é só finalizar com queijo e molho! Como os ingredientes já estão pré-cozidos (menos a abobrinha que cozinha em dois segundos) e temperados com um pouquinho de sal e pimenta, é só levar pra dourar no forno mesmo! Fácil e delicioso!

Faz pra ver! E depois me conta né?

Você tem outras receitas de lasanha sem glúten? Divide comigo! E aproveita para curtir a nossa página aqui! Beijos!

Deixe um comentário

